Circuitos

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

Há definidos cinco circuitos geoturísticos que contemplam aspectos e estruturas relacionados aos métodos de mineração empregados no período colonial. Cada rota conta com o acompanhamento de profissionais capacitados para a função, com conhecimentos de geologia, história da mineração setecentista, cuidados com o meio ambiente e comunidades envolvidas, além de conhecimentos de primeiros socorros.

Três pontos de apoio logístico dão assistência e informações àqueles que estiverem percorrendo os circuitos geoturísticos propostos: Rancho Raiz, Posto de Informações Turísticas e Mina Du Veloso.

Locais que apresentavam riscos aos visitantes, principalmente de quedas, não foram selecionados. O critério de utilização dos caminhos já existentes facilitou o traçado dos circuitos, pois há uma vasta rede de caminhos pela Serra do Veloso, o que torna possível futuras interconexões entre os circuitos, bem como a proposição de outros.

Os atrativos propostos são: Mina Du Veloso / Curral de Pedras; Mina Du Veloso / Rancho / Lagoa Azul; Mina Du Veloso / Alto do Xéu; Posto de Turismo / Mina Du Veloso / Ruínas do Paque; e Rancho / Lagoa Azul. A Tabela 5.2 apresenta a extensão e duração estimada de cada circuito geoturístico e na Figura 5.72 são identificados os circuitos geoturísticos e os geossítios e pontos de apoio.

Tabela 5.2 – Extensão e duração dos Circuitos Geoturísticos

CIRCUITO GEOTURÍSTICO EXTENSÃO (km) DURAÇÃO (h)
Mina Du Veloso / Curral de Pedras 7,2 5,5
Mina Du Veloso / Rancho / Lagoa Azul 2,9 2,5
Mina Du Veloso / Alto do Xéu 3,3 3,0
Posto de Turismo / Mina Du Veloso / Ruínas do Paque 2,2 3,0
Rancho / Lagoa Azul 2,6 2,5
Clique no título abaixo e veja os detalhes sobre cada atrativo:
CURRAL DE PEDRAS
LAGOA AZUL
RANCHO
MINA DU VELOSO
RUÍNAS DO PAQUE E ALTO DO XÉU

GALERIA DE IMAGENS DOS ATRATIVOS:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *